segunda-feira, 11 de julho de 2011

O DISPOSITIVO DA SEXUALIDADE!




   FOUCALT afirmava que nas sociedades ocidentais ,durante séculos,se ligouo sexo á busca da verdade,sobretudo a partir do cristianismo,
O termo “sexualidade” nos remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal. Pode-se dizer que é traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo.
A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é diretamente ligada e dependente de fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.
Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito. É importante salientar que um não necessariamente precisa vir acompanhado do outro. Cabe a cada um decidir qual o momento propício para que esta sexualidade se manifeste de forma física e seja compartilhada com outro indivíduo através do sexo, que é apenas uma das suas formas de se chegar à satisfação desejada. Sexualidade é uma característica geral experimentada por todo o ser humano e não necessita de relação exacerbada com o sexo, uma vez que se define pela busca de prazeres, sendo estes não apenas os explicitamente sexuais. Pode-se entender como constituinte de sexualidade, a necessidade de admiração e gosto pelo próprio corpo por exemplo, o que não necessariamente signifique uma relação narcísica de amor incondicional ao ego.

2 comentários:

  1. Olá Poly!!! Foucault é um filósofo historiador,ele estudou a história das verdades, como elas foram construídas, como surgiram, onde... A respeito da sexualidade ele constatou que as verdades que são ditas sobre esta tem o interesse de controlar o comportamento humano, dizendo o que é moral e o que é imoral o que é saudável e o que não é... Quem tem esse poder, de dizer o que é moral, ou o que é saudável, tem esse poder de nos controlar...
    Eii Poly... Seu blog veio tarde mas em alto estilo, tá muito legal, espero q vc tenha resolvido o problema da falta de pratica com os serviços do blogger e continue usando... Olha escrever só se aprende escrevendo, seria muito bom vc continuar usando seu cantinho para escrever sobre as coisas q vc pensa acredita e aprende... Parabens pelo esforço e pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO PROFESSOR ,vou tentar expor o que entendi com minhas palavras!

    ResponderExcluir